Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva arrancou ontem com o serviço itinerante pelas praias de Espinho, onde há agora 1.500 títulos para consulta e, a avaliar pela média de 2013, serão 50 as requisições diárias de jogos.
Leonor Ledo Fonseca, vereadora da Cultura na Câmara de Espinho, explica que em causa está uma carrinha adaptada em cujo interior se transportam livros, jogos didáticos, DVD com filmes, CD de música, um jornal diário generalista e outro desportivo, e ainda várias revistas.
"É um serviço sempre muito bem acolhido e que tem uma grande procura, sobretudo por parte das crianças e das pessoas com alguma idade", declarou a vereadora à Lusa.
"Como a nossa frente de mar é relativamente pequena, acabamos por conseguir chegar a todas as praias e ajudar a dinamizar um dia de praia normal, com um serviço que é totalmente gratuito", acrescenta.
Nesta primeira semana de atividade, a Biblioteca de Praia estará em funcionamento em Paramos, de onde seguirá, a partir da próxima segunda-feira, para Silvalde. Na terceira semana de funcionamento do serviço, a carrinha dos livros estará junto ao areal da Rua 37, já no centro da cidade, e por último chegará à Praia da Baía.
Amando Bouçon, chefe da Divisão Cultural da autarquia, revela que, em 2013, a média registada foi de 20 a 30 requisições de títulos por dia, o que envolveu sobretudo livros de aventura e romances.
"Mas o que tem mais saída são mesmo os jogos e os livros infantis para colorir", garante o responsável. "As pessoas procuram muito os tabuleiros de damas, por exemplo, e outros jogos que se possam jogar em grupo", observa.
Funcionando de segunda a sexta-feira das 09:15 às 12:30 e das 13:30 às 16:45, o serviço da Biblioteca de Praia vai ser complementado, a partir do dia 18, com a chamada "Semana Azul".
Em causa está um programa de atividades culturais e recreativas a desenvolver nas quatro praias de Espinho cuja qualidade ambiental está certificada com Bandeira Azul - que são as mesmas zonas balneares onde irá funcionar a biblioteca balnear itinerante.
Nessa lista de iniciativas incluem-se, entre outras ações, sessões de dança coletiva, oficinas sobre reciclagem, visitas ao Museu Municipal de Espinho (no edifício da antiga conserveira Brandão Gomes), horas do conto e caminhadas pela praia sob orientação de um pescador local que, segundo Leonor Ledo Fonseca, "partilhará com os participantes a sua história de vida".
Mais informações sobre a Biblioteca de Praia e sobre a Semana Azul podem consultar-se no site da Câmara de Espinho e na página de Facebook da Biblioteca José Marmelo e Silva.
Fonte: Notícias ao Minuto